Jesus e as crianças

Jesus e as crianças
Deixai vir a mim esses pequeninos

quarta-feira, 5 de março de 2014

Encontro de catequese / quebra-gelo

Tema: Acolhida
Quebra - gelo
Sugestões 1 : Tomé onde está tua fé!

Esta dinâmica é muito parecida com a brincadeira ‘Detetive’ cujos personagens são: o assassino, o detetive e as vítimas. Na brincadeira ‘Tomé, onde está a sua fé?’ teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os discípulos. Esta é uma brincadeira para ilustrar a mensagem de fé transmitida na passagem bíblica de Tomé.
Material: Tiras de papel e caneta.
Escreva sobre um papel ‘Jesus’, sobre outro ‘Tomé’ e tantos ‘Discípulos’ quantos necessários para completar o número de crianças. Dobre os papéis e sortei. As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus. Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a criança for um discípulo deverá dizer:- ‘Jesus está vivo no meio de nós!’Tomé não acredita que Jesus está presente no meio dos discípulos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo: - Jesus, é você ?
Caso a criança que Tomé indicou seja um dos discípulos, então, quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo:- Tomé, onde está a sua fé???
Inicia-se a brincadeira novamente.A criança que foi o Tomé pode redistribuir os papeizinhos com os personagens.
Para aprofundar:

Leia: João 20.24-29.

Explique que muitos colocam a sua fé em várias coisas, até mesmo na natureza, ou em amuletos como pé de coelho, ferradura, etc… mas a verdadeira fé que nos salva é a fé em Jesus Cristo. Atos 4:12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Pergunte: Você tem sido como o Tomé? Ou você já crê em Jesus, crê que Ele é o Salvador, que está presente, e está vivo?

Dinâmica 2: Caça ao tesouro

Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre pessoas parecidas.
Para quantas pessoas: cerca de 20 pessoas. Se for um grupo maior, é interessante aumentar o número das questões proposta.
Material necessário: uma folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um.
Descrição da dinâmica: o catequista explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem.
A partir da lista de descrições, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna.
1. Alguém com a mesma cor de olhos que os seus;___________________________________
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes;_______________________________________
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade;_____________________________________
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras;________________________________
5. Alguém que use óculos;_______________________________________________________
6. Alguém que esteja com uma camiseta da mesma cor que a sua;________________________
7. Alguém que goste de verde-abacate;_____________________________________________
8. Alguém que tenha a mesma idade que você;_______________________________________
9. Alguém que esteja de meias azuis;_______________________________________________
10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?)._________________________________
11.Alguém que estude na mesma escola que você:____________________________________
12.Alguém que saiba dançar:_____________________________________________________
13.Alguém que tenha os cabelos lisos:______________________________________________
14.Alguém que tenha os cabelos enrolados:__________________________________________
15.Alguém que seja mais alto que você:_____________________________________________
16.Alguém que seja mais baixo que você:____________________________________________
17.Alguém que seja exatamente do seu tamanho:______________________________________
Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo.
Ao final da pesquisa,cada um poderá ler a sua relação de tesouro,ou  cronometrar um tempo e ao final deste tempo,todos se sentam e ai,vejamos quem encontrou mais tesouros,ensinando-os que quem encontra um amigo encontra um tesouro.



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